terça-feira, 3 de dezembro de 2013

MARIANA: A IRMÃ DO CHICO BENTO.

     Quem me conhece, sabe o quando eu amo a Turma da Mônica e idolatro o Mestre Maurício de Sousa. Eu sou da segunda geração de leitores, que se alfabetizaram com os gibis que naquela época saía pela editora Abril. Depois, veio longos e ótimos anos de Turma da Mônica pela editora Globo e atualmente, os gibis são publicados pela Panini.

      Quero falar de um fato curioso que talvez poucas pessoas saibam: o nosso querido caipirinha Chico Bento já teve uma irmã! Digo teve pois ela já não está mais entre nós... Vou explicar!

      Foi em maio de 1990 (eu tinha então 16 anos e ainda curtia,como ainda curto, gibis) que eu comprei a edição 87 do gibi do Chico Bento, editora Globo e me deparei com algo que me marcou muito profundamente: a historinha "UMA ESTRELINHA CHAMADA MARIANA", que mostra o nascimento de Mariana, irmãzinha do Chico Bento, que se foi ainda bebê, imagine! É um evento raríssimo de se ver em gibis infantis, talvez até o único. Foi das raras vezes que uma história em quadrinhos me fez chorar! É de ficar com nó na garganta! Mas a forma que Maurício de Sousa nos mostra isso é tão genial e singela que nos arrebata completamente!

     Outro  fato curioso é que 15 anos após a publicação dessa historinha, ela teve uma continuação! Foi em junho de 2005 que saiu a historinha "PRESENTE DE UMA ESTRELINHA", no gibi Chico Bento, edição 449, editora Globo. Recomendo fortemente procurar e adquirir essas duas edições históricas quando for visitar algum sebo, infelizmente, ao longo do tempo eu me desfiz das minhas...

      Um detalhe é que ambas historinhas dão crédito a seus criadores, fato raro nas HQs de Maurício de Sousa.  "UMA ESTRELINHA CHAMADA MARIANA" tem argumento de Rubens Kiyomura e "O PRESENTE DE UMA ESTRELINHA" é creditada a Paulo Back.

  Não sei o motivo de ter lembrado hoje dessas historinhas, que são inesquecíveis para mim e espero que seja também para todo mundo que as ler!


     Quero agradecer ao blog PLANETA GIBI, pela historinha "UMA ESTRELINHA CHAMADA MARINA" e pelas preciosas informações, e ao blog GATOS MUCKY por me fornecer a historinha "O PRESENTE DE UMA ESTRELINHA". Obrigado ao dois blogs por me fazer voltar a um tempo lindo de minha vida e reviver grandes emoções!








































UMA ESTRELINHA CHAMADA MARIANA




UMA















































O O O PRESENTE DE UMA ESTRELINHA





















21 comentários:

  1. De nada.

    Quando criança, eu também tive essa edição da primeira história. Anos depois, acabei me tornando colecionador de outros tipos de HQ's, mas só de pensar que não tenho mais essa revista em particular, já fico de cabelos brancos.
    Mauricio de Sousa é simplesmente um patrimônio nacional.

    Abraço.

    Augusto Fernandes Sales
    gatosmucky.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito boa ambas as histórias. Me emocionei bastante mas não cheguei a chorar! =P

    ResponderExcluir
  3. Rafael...é pq vc nunca perdeu um filho/a a qual tanto desejou...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, nem precisa perder. Só o fato de ter um filho(a) já te torna capaz de se emocionar.

      Excluir
  4. Pronto. Chorando muito agora.
    Tenho uma vaga lembrança de ter lido a primeira parte da história alguns anos atrás. Mas ler agora, as duas partes, com os olhos de mãe e pensar na dor que deve ser isso... =/
    Lindas histórias.

    ResponderExcluir
  5. Eu já li uma história onde aparece essa garota e o Chico Bento adulto. É a edição 31, do Espírito de Aniversário. Nela, há uma parte onde o Chico Bento aparece com a Rosinha e a filha, que possui os mesmos traços dessa garota (Mariana). Fiquei chocado quando soube que era ela e sua origem. Mas foi bem legal. É show ver o Maurício trazendo temas assim, porque amadurece um pouco as crianças.

    ResponderExcluir
  6. Nossa, ler essas duas histórias me fez voltar no tempo e me emocionar profundamente.... Primeiro, por ter vivido a perda de um filho e, segundo, por encarar essa perda pela leveza de uma criança! Sempre amei os gibis da Turma da Mônica, mas me deparar com um assunto tão delicado e tão lindamente mostrado foi surpreendente! Parabéns!!! Realmente INESQUECÍVEL!! Vou torcer para achar as duas edições no sebo!

    ResponderExcluir
  7. Tudo isso só deu a intender que ela vai "morrer" de novo, já que não pode ficar na terra por muito tempo... ;-;

    ResponderExcluir
  8. Nossa... tô sem palavras, depois dessa deu até uma depressão...

    ResponderExcluir
  9. Nossa... tô sem palavras, depois dessa deu até uma depressão...

    ResponderExcluir
  10. Cara.
    Muito bom.
    Minha esposa Gabi quem mandou o link pra eu ler.

    E realmente... é triste. Mas, a mensagem em ambas as histórias, é sensacional.
    E de fato combina com o Chico. Ele parece um personagem cheio de esperança.

    Será que os roteiristas do 'mangá' do Chico, já leram essas histórias?

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado,só achei as duas histórias aqui. Estava procurando a um tempo, enfim. Historia linda.

    ResponderExcluir
  12. Meu crime ser um PAI presente... Seu crime ser minha FILHA... Pena, ficarmos afastados devido o despreparo, descaso e impunidade...
    Amor de um pai muda o mundo "Curta, compartilhe, divulgue, participe, pesquise."
    https://www.facebook.com/Amor-de-um-Pai-muda-o-mundo-unidos-contra-a-falsa-acusa%C3%A7%C3%A3o-de-abuso-sexual-906554906047770/?fref=nf
    678 DIAS COMPLETAM HOJE 10/01/2017 QUE MINHA FILHA ESTÁ ÓRFÃ, DE PAI, AVÓS, IRMÃ, TIA E DA FAMÍLIA PATERNA, VIVOS GRAÇAS A DEUS, MAS SEM NENHUM CONTATO, DEVIDO UMA MEDIDA PROTETIVA PELO USO INDEVIDO DA LEI MARIA DA PENHA, POR UMA FALSA ACUSAÇÃO DE ABUSO SEXUAL E IMPUTAÇÃO DE FALSAS MEMÓRIAS, PELA MÃE NA CRIANÇA. DOCUMENTOS ANEXOS AO PROCESSO.

    RECONSTRUIR UMA HISTÓRIA SIM, RECUPERAR O TEMPO PERDIDO JAMAIS...

    Nosso último momento juntos foi em 04/03/2015 então com 6 anos e 7 meses de idade, quando a peguei na saída da escola conforme autorizado em audiência por uma juíza, após sua aula de ginástica artística e jantamos na casa dos avós paternos depois a devolvi para sua mãe.

    A imputação de falsas memórias nas crianças com a falsa acusação de abuso sexual "Lei Maria da Penha", é tão devastadora quanto o ato em si.

    Filha seu pai não gosta de você, no natal não te ligou e nem deu presente, na páscoa a mesma coisa, não foi na escola ver sua apresentação, no dia do seu aniversário a mesma coisa, sempre ele faz isso, não te dá a mínima, dia das crianças nem se fala, nos dias que ele tem que vir te pegar a mesma coisa.....

    Será que o seu Pai não te ama....
    Será que eu não amo minha filha....
    Será que ela sabe o que é medida protetiva...

    "A mente infantil dar-nos-á de volta, no futuro, tudo aquilo que lhe dermos agora."

    Você tem filhos, netos ou sobrinhos, pode acontecer com qualquer um.
    Quer saber o que é Alienação Parental, as sequelas deixadas nas crianças por falsa acusação de abuso, por imputação de falsas memórias. Assista ao documentário "A morte inventada" https://www.youtube.com/watch?v=HctTgwNNpSY Curta, compartilhe e divulgue. As estratégias do pai ou da mãe que desejam afastar os filhos dos avós, dos tios, da família alienada, do ex-companheiro, têm em comum desacreditar e desgastar a imagem do genitor alienado, promovendo seu "falecimento".
    É longo mas será um aprendizado para toda a vida, ainda da tempo, fará toda a diferença na vida das crianças. Com certeza você irá reconstruir sua história com eles, mas resgatar não será mais possível.

    A nossa única arma será o amor pelos nossos filhos, netos e sobrinhos.
    Não estamos sozinhos. Há pessoas que se importam e também estão passando pelo mesmo ou até pior. Vamos lutar, tenhamos esperança.

    #Unidoscontraafalsaacusaçãodeabusosexual
    #Unidoscontraaimputaçãodefalsasmemóriasnascrianças
    #UnidoscontraaAlienaçãoParental
    #PaisQueNãoSeCalam
    #PaisQueAmam
    #NãoAlienaçãoParental
    #AlienaçãoParentalMata
    #Falsadenunciaécrime

    O Grande Arquiteto do Universo nos capacita, somos milhões de famílias alienadas, vamos sair da zona de conforto e arregacemos as mangas para que hajam mudanças.

    "Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor." Desmond Tutu

    Desistir jamais. Fique com Deus.
    Ronaldo Gomes Manzaro.'.

    ResponderExcluir
  13. Grandes ensinamentos levados de forma lúdica e simples em duas lindas estórias do Chico Bento....para as crianças e para os adultos.:

    ResponderExcluir
  14. Eu não fiquei sabia Bento Chico tem irma quando morreu... Nossa estou chorando muito, pena não podia morrer, por que Beto ganhou uma irmã vã acompanhar brincar valor. Lamento. Historia ficou lindo.

    ResponderExcluir
  15. chorando rios. poxa, eu nem sabia dessa história. Sabe-se que Maurício baseou seus personagens em familiares e amigos. Será que ao fazer essa história, estava homenageando alguém muito importante para ele? Alguém que ele perdeu?

    ResponderExcluir
  16. Tem como arrumar esses quadrinhos em PDF??

    ResponderExcluir